Cashback significa dinheiro de volta, em inglês. Ou seja, quando o consumidor faz uma compra, parte do investimento retorna para o seu bolso. A quantidade varia e, normalmente, é calculada sobre uma porcentagem
Em pouco menos de um ano, a empresária Natasha Gaspar já adquiriu computador, garrafas de vinho, roupas, sapatos, itens de supermercado, passagens de ônibus, pacotes de viagem e muito mais, tudo isso de empresas que oferecem o sistema de recompensa por cashback (do inglês “dinheiro de volta”). Usuária assídua de plataformas que oferecem esse benefício, ela conta que já conseguiu receber de volta mais de R$ 2 mil por essas compras.
Assim como Natasha, milhares de brasileiros vêm aderindo a esse modelo de compras que oferece retorno porcentual imediato em dinheiro. Para especialistas, o crescimento desse tipo de negócio no país vai ganhando o espaço que antes era dos programas de pontos no cartão de crédito ou de serviços de milhagem. “Sempre que vou fazer uma compra online, vejo se o cashback é vantajoso. Uso várias plataformas e o programa do meu cartão de crédito”, conta a empresária. “Às vezes, nem estou precisando de nada, mas entro no site para dar uma ‘olhadinha’ e acabo comprando algo”.
Para Myrian Lund, educadora financeira da Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), apesar de atrativo, o uso do cashback precisa ser feito com consciência e planejamento. Ela alerta que é comum o caso de consumidores que, “enfeitiçados” pela ideia de retorno imediato, acabam gastando mais do que deveriam — ou até pagando mais caro por um determinado produto por conta do benefício.
A especialista diz que a presença do cashback foi impulsionada pelo crescimento do e-commerce durante a pandemia e por um serviço que olha para os menos ricos e consumidores de menor poder aquisitivo. “Antes, muitos clientes acabavam nem usando as milhas acumuladas, por não ter o suficiente para conseguir viajar com elas. Com o cashback, até as menores compras trazem uma sensação de recompensa”.
Retenção de cliente
Para Carlos Netto, fundador e CEO da empresa de soluções e produtos financeiros Matera, o cashback funciona como uma solução para as marcas reduzirem o custo de aquisição de novos clientes. “Para as empresas, o cashback é um mecanismo de estímulo de vendas. Quando você paga, o resultado do investimento de marketing das empresas é materializado. Assim, ele é sustentável. Mas há também o cashback que é feito queimando capital, depende da empresa”.
Quem pretende se aventurar no mundo do cashback precisa ficar atento a algumas informações importantes. Na hora de efetuar a compra é preciso levar em consideração as regras de cada companhia que oferece o serviço, entre elas o porcentual de retorno, o prazo para compensação do valor a receber e o período de validade dos créditos.